sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Refrescantemente inquieto: Moroco 26"

Moroco 26" (shaper Bernardo Sodré / UMBÊ Skateboards)
 
Esse é o Moroco, uma viagem experimental do shaper & designer carioca Bernardo Sodré. Inquieto, Bernardo não para de criar e de surpreender todo mundo com a lucidez e pertinência de seus insights!

Não tem preço conhecer as inquietações que levam à criação e, numa conversa entre amigos, Bernardo me contou um pouco sobre as reflexões que nortearam seu processo criativo e culminaram no desenvolvimento do Moroco. 

   
"O Moroco 26" é produzido da forma mais simples, com camadas de madeiras maciças retiradas do lixo e prensadas lateralmente. Porém, decidi realmente entrar nessa onda e me questionar até que ponto um skate é um skate, onde ele deixa de ser um simples artefato (...) com o único propósito de nos entreter"
BERNARDO SODRÉ  ~ UMBÊ SKATEBOARDS

Acho que refletir sobre os limites, significados e funções do objeto é para mim o papel social de um designer e por quê não o de um shaper?! E é justamente esse o ponto que torna o projeto desse board interessante, pois Bernardo re-significa a madeira descartada e agrega novos sentidos, que transitam e contaminam os limites do design, da arte e da arquitetura (!).

Inspirado por seu fascínio particular na arquitetura do Marrocos, Bernardo voa alto e encontra nos arcos, típicos da ornamentação arquitetônica desse país, a possibilidade de  expressar-se através de uma proposta bastante conceitual para o outline desse novo board.

Particularmente, gosto e reconheço a grande contribuição do movimento moderno no design, mas acho que em certo momento há um engessamento criativo devido a rigidez imposta pela velha máxima de que a forma segue a função (que cumpre para eles, uma ordem especificamente prática e objetiva).  Porém, para mim, a grande coragem (e sacada) no desenho do Moroco, é que ele revela e agrega um sentido subjetivo e estético à função, que agora diz respeito à ordem do simbólico.  

Bem, mas apesar do outline pouco convencional, Bernardo garante aos skatistas mais resistentes & conservadores: "(o Moroco) realmente chama a atenção pelas formas, pela diferença, mas o conceito é o mesmo, é subir e se divertir!".

Pô, é por essas & outras que sou fan desse cara, que tem mostrado muito talento, consciência e sensibilidade na condução de suas inquietações & criações.

Lin.
[60POLEGADAS]



[Quer saber mais sobre as criações do Bernardo Sodré? Então confira esse post ou dê um pulo até o blog da UMBÊ]



Nenhum comentário:

Postar um comentário