terça-feira, 16 de novembro de 2010

Que PAIPO é esse?!

Fonte: Hydrodynamica

"This familiarity with short planing boards helped these surfers played a major role in the development of the surf/skate style that became prevalent in the 1970s."

O paipo é uma das mais antigas formas de pranchas planas de surf. Há relatos históricos destas pranchas sendo surfadas (tanto numa posição deitada, quanto de joelhos) do oeste africano até o Tahiti e é claro, também no Havaí. Seu principal uso era como uma pequena prancha para nadar e para o bodysurf. No Havaí, essas pequenas pranchas eram a primeira aquisição da garotada que começava a surfar.

O paipo floresceu  durante os anos 20 aos 60, na era clássica dos Beach Boys, em Waikiki. Nessa época, com o boom da construção civil em Honolulu, as pranchas eram produziadas a partir dos compensados descartados das obras. O quebra-mar da praia de Kuhio, apelidada pelos locais de "The Wall", era o epicentro da cena paipo nos anos 50 e 60. Surfar em pé num paipo, era radicalizar em "The Wall" e surfistas como Valentine Ching, dominaram essa arte nos anos 50.

Sequência de stand-up paipo em The Wall. Fonte: Hydrodynamica

Foram dos paipos de Waikiki, que surgiram os mais influentes surfistas do século 20. Rabbit Kekai, Wally Froiseth, Donald Takayama, David Nuuhiwa, Reno Abellira, Eddie e Clyde Aikau, Jeff Ching, Buttons Kaluhiokalani, Larry Bertlemann e muitos outros grandes nomes do surf havaiano, afiaram suas garras num paipo! Essa familiaridade com essas pranchas planas e curtas, ajudou muito estes grandes surfistas a desempenharem um importante papel no desenvolvimento do surf/skate style que predominou nos anos 70.
[Traduzido livremente de Hydrodynamica.]


Paipo from Hydrodynamica on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário