sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jay Boy & Hawaiian Koa SurfSk8 25"

Por falar em skateboards vintages, foi graças à valiosa indicação do amigo Felipe (Siebert Surfboards), que tomei contato com a mais recente aposta & criação de Jay Adams, que em parceria com o amigo de anos, Jef Hartsel, volta com muito gás ao retomar a histórica EZ Ryder Originalz, fundada pela família Adams em 1975. Para nos situar na timeline da história do skate, a EZ Ryder, sucede a lendária Zephyr, antecedendo-se assim, no surgimento de outros tantos importantes nomes como a Z Flex, Alva Skates & Dogtown.

Com a promessa de resgatar a história, a essência original & verdadeiro estilo dos velhos tempos da EZ Ryder, Jay confecciona, com um espantoso rigor histórico, uma edição limitada de 50 réplicas incríveis dos primeiros skateboards (vide post anterior).





O resultado desse minuncioso trabalho é de encher os olhos de qualquer colecionador, já que a sofisticação dessa réplica começa com a escolha a dedo da madeira: a nobre Koa*!

*Koa é uma madeira (literalmente) nobre da família das Acacia. Endêmica no Havaí (especialmente Maui e Oahu), sua madeira era muito utilizada pelos antigos habitantes do arquipélogo, na confecção de importantes objetos como pranchas, remos, canoas entre outros, reservados então, para o uso exclusivo das castas mais nobres da sociedade da época. Vale ressaltar que Jay, utilizou-se apenas das madeiras de árvores caídas naturalmente.

Esse rigor no design de seu "Hawaiian Koa SurfSk8", pode ser conferido em cada detalhe:

Shapes de 25" verticalmente laminados, confeccionados em Koa, com ...

... outline e decoração vintage, round rails e desenho retrô dos trucks em alumínio.

Rodas bicolores de argila (!) e o rolamentos com as esferas à vista.

Logotipo gravado no bottom...

... e pra coroar como uma obra de arte, a marcação manual típica das gravuras (o número da réplica seguido do total da série, por exemplo, a primeira cópia de uma série de 50 gravuras, receberia a marcação 1/50).


Ready to shred! Barefoot riding com o Hawaiian Koa 25":

Jay Adams, Havaí / Foto R. Toyama.

Hawaiian Koa em ação, Havaí / Foto R. Toyama

 Barefoot no Aala Skatepark,  Havaí / Foto Eri Hartsel.

Mais informações acessem o site oficial.

5 comentários:

  1. fala linketa!!! só tirando uma onda nos longs oldschool? maneiro!
    dá uma olhada nesse video aqui do greg weaver, style pra caralho:
    http://www.youtube.com/watch?v=Pzzy7tRR0Ag&feature=player_embedded#!

    ... peguei no blog do cesinha:
    http://brasilskatevideos.blogspot.com/2009_09_01_archive.html

    abração,
    pedro

    ResponderExcluir
  2. Aê Pedruxoo! Podicrê ermão! Nessa idade só me resta tirar uma onda né, nada mais que isso... hahhaha

    Cara, muito bom esse video!!! É disso que estou falando!! Noseride, spinners, cross steps... classic surf style e pô, não tinha visto até agora um long nessas medidas nos 70. Vish, vai render um post muito foda!!

    Mahalo, Pedruxo!

    ResponderExcluir
  3. E ae, blza?
    Discolei um long e gostaria de saber se tem alguem que sabe um lugar legal aqui em Taubaté pra andar

    ResponderExcluir
  4. Fala Mauro!
    O pico vai depender do seu ride e do que vc curte. De ante-mão a regra é asfalto bom e pouco carro (ou nenhum carro de preferência)!
    Se a idéia for um estilo mais clássico de surf, procure por um pico com uma descida suave e regular, com uma largura razoável para que vc possa explorar as caminhadas e curvas (nesse esquema a Avenida do Povo, nos fins de semana, é bem estilera, ainda mais com aquela cobertura que lembra um onda gigante quebrando, rs). Para o classic surf style & cruising, picos flats também são bacanas, pois a idéia é cutir muito mais o ride e o estilo do que a velocidade, mas isso é muito relativo, já que intensidade, fluidez, agressividade, elegância são atributos do estilo próprio do rider e não características dos picos. Então meu velho, no final das contas, é você quem faz o pico!
    Aloha!

    ResponderExcluir