quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Irezumi Bijin: Kaname e Horiyoshi III

Numa parceria da Known Gallery e Tattoo Hollywood, inicia-se hoje em Los Angeles a exposição “Irezumi Bijin”

“Irezumi Bijin” reúne os trabalhos de dois grandes mestres das artes japonesas, o pintor Ozuma Kaname e o tatuador Horiyoshi III, estabelecendo de maneira sutil um diálogo entre suas obras e evidenciando a influencia que imprimem mutuamente contaminando seus universos. Como herdeiros legítimos das técnicas e motivos ancestrais, transmitidas numa linhagem ininterrupta de geração a geração, seus trabalhos permitem-se influenciarem-se mutuamente, num movimento de continuo diálogo e cuidadosa releitura.

Ozuma Kanemo em seu atelier. Foto Alex Reinke / Matti Sedholm (Kofuu-Senju Publications)
 Ozuma Kaname, nascido em Niigata em 1939, ainda jovem, iniciou seus estudos na pintura tradicional japonesa sob a supervisão de seu tio, o artista Sakai Soushi. Aos 18 anos muda-se para Tóquio, onde se inicia como negociador de arte numa empresa gráfica. Posteriormente emprega-se em uma editora onde desenvolve desenhos para tatuagens. Desse momento a diante, a maior parte de sua obra é pautada por uma relação íntima com a tatuagem e outros temas tradicionais japoneses, motivo pelo qual, tornou-se uma grande referência e fonte de inspiração para o mestre tatuador Horiyoshi III, cujas belas clientes são frequentemente retratadas em suas pinturas.

Horiyoshi III, o grande mestre do Tebori. Foto FreshnessMag.
Horiyoshi III nasceu Yoshihito Nakano, em 1946, recebeu o título honorífico de Horiyoshi III.  “Hori” é o prefixo que significa “gravar”, no sentido de perpetuar a linhagem de tatuadores iniciada pelo seu mestre, o lendário tatuador Yoshitsugo Muramatsu (ou Shodai Muramatsu, de Yokohama) e posteriormente herdada por seu filho Horiyoshi II.

No universo imagético de Horiyoshi III reinam os motivos clássicos das tradicionais xilogravuras japonesas como a fênix, serpentes, dragões, tigres, samurais, Budas e Bodhissatvas, entre outros, que compõem seus famosos "horimono" (os grande painéis de tatuagens japoneses, body suit). Todos esses motivos são adornados por um background constituído por elementos também clássicos, como os motivos de nuvens, ondas e flores, de grande simbolismo na cultura japonesa, como o crisântemo, lótus e sakura.

Abaixo um registro viceral, que apresenta a beleza ancestral do trabalho desse mestre tatuador:



Bem, pode parecer off-topic um post sobre tatuagem japonesa num blog sobre longboard, mas a cultura surf está tão atrelada a essa primitiva forma de body art que é quase impossível separá-las. Mas e o fato de serem japonesas? Ora, nem só de havaianos, polinésios, alaias & olos foi construída a história do surf! Nesse período embrionário entre o final do século IX e início do século XX, os antigos habitantes do arquipélago japonês, já deslizavam sob as ondas com suas primitivas pranchas de madeira, chamadas “itaka”!


Assim, essa combinação de tintas & agulhas afiadas, que riscam a pele, é capaz de compartilhar da mesma beleza e harmonia de uma prancha de madeira, que desenha sua presença na onda & no asfalto.

IREZUMI BIJIN
Known Gallery
441 North Fairfax Avenue
Los Angeles, CA 90036
310-860-6263
info@knowngallery.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário