segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aloha!

(Por que escrever o primeiro post é sempre tão difícil, né?! Mas vamos nessa!)

A idéia é bem simples: eu precisava de um espaço onde pudesse organizar minhas pesquisas, apontamentos e referências sobre longboard e o surf clássico e onde pudesse também compartilhar experiências e a paixão pela estética vintage das manobras do surf transpostas para o skate, bem como referências inspiradoras sobre todos os aspectos que envolvem esse estilo de vida. Enfim, esse é um blog de longboard skate, dedicado ao estilo do surf clássico e também a sua cultura.

Hoje o skate longboard abriga diversas modalidades como o downhill speed, downhill slide, dancing, cruising, freeride, carving, traffic surfing e tals, enfim, tem modalidade para todos os gostos, estilos & necessidades. Basta uma rápida pesquisa no Google para se obter uma lista imensa de sites e blogs especializados em cada uma destas modalidades ou mesmo no longboard de uma forma geral. Mas minha curtição, o que realmente me move, é o classic surf style e sua estética vintage.  Porém, em minhas pesquisas pela web, não encontrei nenhum site gringo ou brazuca de skate longboard que trate especificamente sobre o assunto. Não sei ao certo qual o motivo, talvez por falta de referências, talvez por um tímido e (ainda) pequeno número de adeptos. Sei lá. Bem, na verdade isso não vem ao caso, mas o fato é que para quem curte essa praia, ou seja, transpor para o asfalto a estética do surf clássico, o mar digital não é tão generoso, as informações são raras e dispersas, ora muito vagas, ora muito pontuais e isoladas, não há um local onde possamos buscar referências para alimentar nosso repertório e aos poucos refinar nosso estilo.
 
Para quem é um apaixonado pelo skate & surf clássico, a maior ligação que podemos ter com esse universo apaixonante é um longboard sem lixa embaixo dos pés descalços, para poder surfar a cidade com toda a leveza e a beleza dos velhos tempos. Apesar do certo ar nostálgico, não significa que nos engessamos no tempo (mais precisamente nos anos 50 & 60!), até por que o surf & sua cultura (aqui se inclui o skate, mesmo que este tenha se emancipado e desenhado sua própria cultura no decorrer dos anos) são expressões humanas, vivas, em constante trânsito & transformação. Assim toda mudança é natural e porque não também, bem vinda. Por outro lado acredito que para nós que ainda estamos mandando as primeiras remadas, o caminho mais apropriado e tranquilo no começo do aprendizado, é o de observar os grandes riders e imitá-los. É observando, contemplando e seguindo os passos dos grandes mestres do passado (e porque não os de hoje também?!), que os discípulos humildemente aprendem, aperfeiçoam-se e só então se tornam independentes, com o domínio necessário para construírem seu próprio caminho e desenharem seu próprio estilo. Logo, para podermos quebrar as regras é necessário antes, conhecê-las muito bem. E quando isso acontece é gerada uma imensa força criativa e consistente, que com coerência evolutiva  nos impulsiona, nos lançando para além dos limites conhecidos e já estabelecidos.  

Assim, o 60polegadas nasce como um blog de inspiração & celebração desse estilo de vida, de sua estética e de seus heróis! Portanto aos que aventurarem-se segui-lo, sejam pacientes comigo (e minha indiciplina) e colaborativos com o blog! No mais, faço um convite para tentarmos construir e consolidar esse espaço com muita camaradagem e atitude mental positiva! Bem, antes que alguém torça o nariz ou faça cara feia já adianto que o slogan ali de cima (“No ollie. No kickflip. Just noseriding”) não é nenhum tipo de proposta à hegemonia longbordiana no skate, tão pouco uma provocação aos adeptos do skatinho e tals! Por favor, isso não é uma declaração de guerra, mas sim de amor a uma forma muito particular  e especial de viver o longboard!

*

2 comentários: